Chanel

19 maio 2015

Sementes de Chia


Hello!! :)

Hoje venho falar-vos de um "superalimento". Antes de mais, o que é um superalimento? Superalimento é um termo utilizado para descrever alimentos de alto teor em fito nutrientes com elevados benefícios para a saúde. Como por exemplo: Goji, Chia, Açai, Cânhamo, Clorela, Erva de Trigo, Erva de Cevada, Cacau, Spirulina e Maca.

O superalimento de hoje é a Chia (que por acaso consumo bastante).
O que é a Chia? A Chia é uma planta de semente mucilaginosas, razão pela qual o seu volume aumenta várias vezes quando estas entram em contacto com a água. As sementes de chia contêm proteínas de alta qualidade, com todos os aminoácidos essenciais, alto teor em gorduras polinsaturadas, fibra, minerais (cálcio, fósforo, zinco e manganês) e vitaminas de complexo B indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo.
Ou seja a chia chegando ao nosso organismo irá "inchar" e vai dar-nos uma sensação de saciedade maior, não iremos sentir fome tão depressa como o habitual.
Mas atenção! A chia tem imensas calorias, ou seja tomada em quantidades exageradas em vez de emagrecermos iremos engordar!
O dose diária aconselhada são 15g por dia ou seja cerca de 2 colheres de sopa.
Pode utilizar-se de várias maneiras como por exemplo:
- Misturadas no iogurte (eu adoro), deitar uma colher de sobremesa em qualquer iogurte e comer assim normalmente.
- Nos batidos, ao misturar todas as frutas (ou o que deitar no batido) e colocar uma colher de sopa,
- Nas panquecas, pão, bolos, bolachas ao fazer a receita normalmente, misturar 2 colheres de sopa na massa.
- Misturada com fruta ou até em saladas.
- E pode colocar-se 2 colheres de sopa de sementes de chia num copo de água e deixar repousar 15 a 30min, irá formar um gel translúcido, devido á fibra solúvel que contém. Ou pode adicionar em 1,5L de água 1 colher de sopa e sumo de 1 limão e beber durante o dia.
Podem encontrar em super e hipermercados e 150g rondam os 3,50€ :)
Aconselho vivamente a quem quer emagrecer de forma saudável ou a quem tem falta de certas vitaminas mencionadas em cima, o melhor? Não tem sabor! eheheh :)
Quem dai consome Chia, sabiam destes benefícios todos? :)


  


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7 comentários:

  1. Gostei do post!
    Há muito que ouvia falar das sementes de chia mas não sabia nada sobre elas nem como consumi-las :)

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    1. Obrigada! :)
      Ainda bem que de alguma maneira te consegui esclarecer, pois muitas pessoas não sabem como consumir e a dose e achei que fosse ser útil! :)
      Beijinho enorme ♥

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  2. Sou fã destas sementinhas, normalmente uso nos sumos, água e batidos. Mas realmente é boa ideia no iogurte e na fruta, vou experimentar ;)
    Obrigada pelas dicas, beijinhos :D

    http://we-havefun.blogspot.pt

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    1. Experimenta sim linda e depois diz-me se gostaste eheh :)
      Beijinho enorme ♥

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  3. Tenho cá em casa, a minha mãe já usa, mas eu ainda nunca provei...
    Optimo post super informativo.
    Acho que vou experimentar hoje :) tou sozinha e não almocei ainda ehehehehe

    *hugs da Naipes*


    http://ladynaipes.blogspot.pt/

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    1. Acredita que ajuda imenso, tem imensos beneficios e eu aconselho imenso eheh :)
      Um beijinho enorme ♥

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